domingo, 26 de agosto de 2012

Show de Thiago Neves - História do doce brasileiro







Tiffany Thompson







Tiffany Thompson








Tiffany Thompson






Com show de Thiago Neves, Flu derrota o Vasco por 2 a 1




Apoiador marcou os dois gols do Tricolor na vitória sobre o Cruz-Maltino





 História do Doce brasileiro

 "Sem a escravidão não se explica o desenvolvimento no Brasil de uma arte de doce, de uma técnica de confeitaria, de uma estética de mesa, de sobremesa e de tabuleiro, tão cheias de complicações e até de sutilezas e exigindo tanto vagar, tanto lazer, tanta demora, tanto trabalho no preparo e no enfeite de doces, dos bolos, dos pratos, das toalhas, das mesas. Só o grande lazer das sinhás ricas e o trabalho fácil das negras e das molecas explicam as exigências de certas receitas das antigas famílias das casas-grandes e dos sobrados".

Gilberto Freyre




"com papas e bolos se enganam os tolos" adágio português


Os primeiros doces chegaram ao Brasil com a esquadra de Pedro Alvares Cabral, em Abril de 1500. Foram ofertados como presentes, aos índios de Porto Seguro que ate então desconheciam completamente a arte. Logo as senhoras portuguesas trariam suas receitas cheias de segredos que pouco a pouco foram ensinando as cunhãs. Segundo o historiador Câmara Cascudo, entre 1569 e 1587, Gabriel Soares de Sousa informava a Corte, em suas cartas: "as cunhãs indígenas tem muita habilidade, e para fazerem cousas doces, e fazem-se extremadas cozinheiras; mas são muito namoradas e amigas de terem amores com os homens brancos".


 


Portugal vivia no século XVI, a opulência do OURO BRANCO desde o surgimento do "assucre" madeirense, As receitas das mesas senhoriais foram levadas pelas freiras nobres que confeccionavam doces finos e sofisticados, para as embaixadas da Corte e do Papa. Esta doçaria conventual era marcada por uma personalidade muito própria diferenciando assim os inúmeros doces: bolo prior, barriga de freira, frades, beijos de frades, lágrimas, doce de esperança, fatias de bispo, pudim princesa, sopa da rainha, papos de anjo etc. Apesar dos ingredientes da doçaria conventual serem abundantes em frutas cristalizadas, especiarias, amêndoas, vinho, a enorme quantidade de ovos utilizado nas receitas foi a principal característica da época. Os confeiteiros ou mestres do açúcar criavam uma doçaria escultória enquanto os pães de açúcar, as conservas de frutas: cidradas, aboboradas, nesperadas, pessegadas, uvadas, laranjadas, batatadas, marmeladas eram recomendados nas receitas, para chegar até o ponto de espadana porque se destinavam ao embarque. As geléias caseiras também já eram muito apreciadas. Logo os produtos da nova terra foram adaptados as receitas portuguesas. A farinha de trigo, os ovos e o leite vinham de Portugal. Como quase todas as senhoras eram analfabetas, muitas das receitas originais se perderam no tempo.

 "O açúcar refinou o paladar brasileiro, dando-lhe densidade histórica por intermédio dos doces e bolos"

Gilberto Freyre




Good old time










Have a nice day

Um The Best Abração

Olavo


17 comentários:

Igor Bastos disse...

Hoje é dia
de acalmar exu,
vamos BOTAFOGO
no URUBU!
KKKKKK

Marcos Tricolor disse...

Domingo tricolor!

Ontem o Fluminense foi mais uma vez roubado escandalosamente, só que desta vez a noite era nossa, hoje podemos nos sentir líderes, agora é assistir o estrago que Botafogo e Flamengo podem se fazer!


(^-^)(^-^)(^-^)


Saudações Tricolores

Fluminense disse...

Boooooooooooom dia Amigos

No RIO dia de SOL, temperatura 23ºC.

Estou escutando com The Happenings a música See You In September, quem quiser ouvir:

http://letras.mus.br/the-happenings/122442/

Parece que o mundy e o vovô não assistiram a vitória tricolor, o 1º deve ter ido assistir algum torneio em Maricá, o segundo como é bom de cana, deve ter ficado na cama para passar a ressaca, assim os dois perderam a grande partida do THE BESTFLU sobre o Vasco! hehehehehe

De camarote assistirei BOTA X URUBU!

igor e marcos madrugando! hehehehe

Tenham um ótimo domingo

Um abração para todos


STSF Olavo

Unknown disse...

Notícia do Botafogo:

25/08/2012 12h50 - Atualizado em 25/08/2012 12h54

Cercado de mistério, Bota faz os últimos ajustes antes do clássico
Técnico Oswaldo de Oliveira fecha para a imprensa o treino da véspera do duelo com o Flamengo. Lodeiro aprova

Unknown disse...

Notícia do Vasco:


26/08/2012 08h50 - Atualizado em 26/08/2012 09h22

À caça do esquema perfeito, Vasco joga 'torto' e abusa das bolas aéreas
Com novas mudanças táticas contra o Flu, time utiliza muito mais o lado direito e volta a explorar cruzamentos de Juninho e Auremir, sem sucesso

Unknown disse...

Notícia do Flamengo:

25/08/2012 21h32 - Atualizado em 25/08/2012 21h34

Com rescisão emperrada, agente de Deivid critica o Fla após reunião
Segundo Felipe Carrilho, clube carioca 'quer se aproveitar da situação' para reduzir a dívida de R$ 8 milhões e liberar o atacante para o Coritiba

Unknown disse...

Notícias do Fluminense:

26/08/2012 09h30 - Atualizado em 26/08/2012 09h30

Thiago Silva revela: 'Quero encerrar a carreira com camisa do Fluminense'
Apesar de focar na sua estreia no PSG, zagueiro revela que quer passar últimos seis meses no Fluminense e pede apoio dos brasileiros a Seleção
==================

25/08/2012 22h02 - Atualizado em 25/08/2012 23h36

Após gols com a 10, Thiago Neves desabafa: 'Não preciso dar resposta'
Criticado antes do clássico, meia diz que se abalou no início e dedica atuação à filha Maria Carolina, que completou dois anos

Fluminense disse...

Thiago Silva e o Fluminense, sentimento que não se apaga, contratado após tuberculose na RUSSIA, em todos momentos demonstra sua gratidão e amor ao tricolor!


STSF Olavo

Fluminense disse...

Thiago Neves, parece que a camisa 10 fez bem ao jogador, após desaprender futebol no urubu, agora aos poucos vai recontrando o futebol deixado nas Laranjeiras! hehehehe



STSF Olavo

Mundy,in cell . disse...

Bom dia , Olavo vi a magnifica e soberana vitoria do Fluzao em vt,nada postei pois o pc da esposa deu chabu e o meu note idem,restou o smartphone que e muito desconfortavel para postar,aqui em casa os defeitos ocorrem em dupla,mas para desespero dos cariocas o mais perto de nos esta sete pontos atras digo com 19 rodadas para o fim do Brao que o Flu terminara a frente dos adversarios cariocas ,o resto que corra atras.

Fluminense disse...

mundy, sinto cheiro de laranja por onde passo! hehehehe


vovô e marcelão devem estar na maior bronca, o THE BEST não está dando chances para ser pilhado! hehehe

STSF Olavo

Mundy, in cell disse...

E um casal de gambas resolveu dar cria no meu quintal e ainda por cima tentaram pegar os periquitos do Luigui como nao vou mata los quero arrumar um jeito de despeja los como se expulsa gambas ?rssssssssss

Mundy, in cell disse...

E no Engenhao assim como ontem no jogo Vasco x Flu nao tem torcida nao tem jeito o Estadio do Glorioso nao caiu no gosto das torcidas do Rio.E o jogo esta uma senhora pelada um castigo para quem esta vendo, dois times horrorosos.

Fluminense disse...

O FLUMINENSE agradece aos co-irmãos aiaiai e uiuiui pelos 4 pontos deixados neste pseudo clássico! hehehehe

Dois ataques inoperantes, aliás o Botafogo precisa urgente contratar uma dupla de atacantes, já o urubu vive de centelhas, quando se pensa que vai, a faísca pifa!

Única coisa que agradou foi a técnica do SEEDORF!

Quanto ao público, considero o Engenhão um mal para o futebol, a torcida está desacostumando a ir ao estádio, talvez com a vinda do Maracanã isto se torne um hábito, espero que não!


STSF Olavo

Fluminense disse...

vovô, vai dizer que bebeu, apagou e não viu este jogo de terreno baldio! hehehehe



STSF Olavo

Mundy,in cell disse...

Bem hoje nao consegui tirar um ronco ai comecei a ver a pelada no Vaziao e pensei que o sono viria com facilidade me enganei a ruindade das duas equipes me despertou e o interessante que os torcedores de Fla e Bota ficam num papo furado de que suas equipes vao sair de algum lugar alem do meio da tabela.O interessante e ler no jornal que o Urubu esta embalado no Brao em nove pontos disputados nas tres ultimas partidas ganhou quatro e imprensa vem me dizer que esta merda vem subindo de producao.O Seedorme quando acorda ate mostra tecnica apurada o negocio e que quando ele desperta ele tem que fazer jogada com Andrezinho e Elkerson ai o gringo prefere voltar a dormir.

Fluminense disse...

Em Minas empate no clássico entre CAM 2 X 2 CRU, jogão, R-49 marcou um golaço numa bobeira incrível da defesa do Cruzeiro, o Atlético conseguiu o empate aos 56 minutos finais, o jogo esteve parado por 7 minutos por causa das expulsões de dois jogadores do CAM e um do CRU!

Fluminense agradece mais estes 4 pontos dados pelos mineirins! hehehehehe



STSF Olavo